O que é COOPERATIVISMO

É a união voluntária de pessoas para satisfazer necessidades econômicas, sociais e culturais comuns por meio de uma empresa de propriedade comum e democraticamente gerida. Sua cultura baseia-se na solidariedade, confiança e na ação coletiva.

O cooperativismo é regido por 7 ideais, que são associados às cores do arco-íris sendo originalmente adotado como emblema universal.

  1. Adesão livre e voluntária: A adesão às cooperativas é livre e não deve sofrer nenhum tipo de discriminação, seja ela racial, política, religiosa ou de qualquer outra natureza.
  1. Controle democrático pelos sócios: As cooperativas são organizadas e administradas por seus sócios, os quais participam ativamente.
  1. Participação econômica dos sócios: Todos os sócios contribuem equitativamente e controlam democraticamente o capital de suas cooperativas.
  1. Autonomia e independência: As Cooperativas são controladas por seus membros, podendo firmar acordo com instituições públicas ou recorrer a capital externo, exercendo de forma que mantenha o controle democrático pelos membros e autonomia da cooperativa
  1. Educação, treinamento e informação: As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, de modo a contribuir efetivamente para o seu desenvolvimento.
  1. Cooperação entre cooperativas: As cooperativas atendem seus sócios mais efetivamente e fortalecem o movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais.
  1. Preocupação com a comunidade: As cooperativas trabalham pelo desenvolvimento sustentável de suas comunidades através de políticas aprovadas pelos seus membros.

 

O que é cooperativa de crédito?

Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Nas cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta-corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. O resultado positivo da cooperativa é conhecido como sobra e é repartido entre os cooperados em proporção com as operações que cada associado realiza com a cooperativa. Assim, os ganhos voltam para a comunidade dos cooperados.

Os depósitos em cooperativas de crédito têm a proteção do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop). Esse fundo garante os depósitos e os créditos mantidos nas cooperativas singulares de crédito e nos bancos cooperativos em caso de intervenção ou liquidação extrajudicial dessas instituições. Atualmente, o valor limite dessa proteção é o mesmo em vigor para os depositantes dos bancos.

 

Fontes:

http://www.portalcoop.com.br/conheca/o-que-e-cooperativismo

http://www.bcb.gov.br/pre/composicao/coopcred.asp

Contato
UNIDADE DE ATENDIMENTO:
(51) 3352-6382
(51) 3352-9927
(51) 3325-2349

(51) 3325-2312
Rua São Luis, 77/3º andar - Crea / Porto Alegre

Ouvidoria: 0800-646-6140

Cadastrar manifestação
Consultar manifestação
Unidade de ATENDIMENTO